3 Patês Diferentes à Base de Tofu

1 tofu, 3 patês completamente diferentes. A receita certa pra você ter sempre opções na geladeira para comer ao longo da semana no café da manhã, no lanche da tarde, ou também para servir de entrada junto com umas torradinhas em um almoço especial e impressionar os amigos e/ou família.



Esse ano eu quero de fato trazer receitas que ajudem vocês na transição para o veganismo. Muita gente me pede receitas mais simples, boas para comer no dia a dia e que possam substituir os alimentos de origem animal. Então a partir do pedido de vocês, eu venho pensando e criando essas receitas perfeitas para ''substituir'' alimentos de origem animal mas de forma mais acessível. Eu coloco aspas quando comento que trago essas receitas para ''substituir'' tais alimentos porque não acredito que seja uma substituição literalmente, e sim uma forma de inserir diferentes pratos/receitas e educar o seu paladar a gostar dessas novas comidas. Substituir literalmente seria por exemplo trazer uma receita de queijo vegano, ou ricota vegana, o que eu acho super legal também e pretendo trazer aqui também, mas nessa especificamente trago algo diferenciado. Será mesmo que a gente precisa de queijo ou uma substituição pra isso? Ou será que a gente pode educar o nosso paladar e passar a aproveitar alimentos diferentes daqueles que estamos acostumados?


Não sei se fez algum sentido o que eu quero dizer, mas a ideia é essa :) Como já disse um milhão de vezes no meu Instagram, o meu período de transição/começo de alimentação vegana foi sem querer substituir os alimentos e sim reeducar meu paladar e corpo a pensar de outra maneira, sabe?! Eu acho que essa é a parte mais divertida de se tornar vegano, o descobrir das possibilidades infinitas dos alimentos à base de plantas... os industrializados que imitam alimentos de origem animal foram entrar na minha dieta recentemente, e ainda assim, eu consumo esporadicamente.


Enfim, voltando para a receita, hahaha. Eu fiquei bastante feliz com o resultado desses patês. E o mais impressionante é que vocês podem criar diversos outros sabores a partir da mesma base, que é apenas o tofu. Depois que criei e gravei esses três, já quero testar fazer de azeitonas, ervas finas, pimentão, grão de bico (deve ficar tipo um hommus só que com um toque diferente), enfim... como eu disse antes, essa receita é a prova de que alimentos à base de plantas podem ser utilizados de formas surpreendentes e as possibilidades são infinitas.



Acima coloco duas imagens do processo das pastas. As de alho poró e de cogumelos são feitas com os ingredientes refogados em uma frigideira, já a de tomate os ingredientes são assados no forno. Lembrando que a base da receita que é o tofu é sempre utilizado cru. Como mostra na segunda imagem, o tofu vai ao processador junto com todos os outros ingredientes quando prontos e após misturados, pronto! Suas pastas estarão prontas :) Fácil, né?


Vou ter que dizer que o meu favorito com certeza foi o de alho poró, simplesmente porque eu amo esse ingrediente. E os outros dois ficaram empatados no segundo lugar, pois não consegui escolher entre eles. Na verdade, eu deixaria todos em primeiro sem problema nenhum. O de tomate é super refrescante, e o de cogumelos de fato impressiona qualquer pessoa e causa aquele sentimento de ''hmm, que delicia, amei, mas o que tem aqui?''. Amo quando o pessoal em casa prova minhas receitas e falam isso! <3


No demais, essa receita realmente não tem muito segredo, e é super versátil. Fácil de preparar e ótimo para deixar uma quantidade pronta na geladeira e ir comendo ao longo da semana. Segue a receita a baixo:




Espero muito que vocês tenham gostado dessa receita, não esqueçam por favor de engajar no vídeo lá no meu insta @kaena.indica, comentar e curtir o post aqui no blog também! Caso tenham sugestões de mais receitas como essa, me escreva nos comentários que eu vou amar saber o que vocês esperam do conteúdo por aqui <3


Beijos e até a próxima!

17 views0 comments

Recent Posts

See All